Cerca de 45% dos franceses são a favor da convocação de um plebiscito como o britânico sobre a permanência da França na União Europeia, indica uma pesquisa divulgada hoje pelo jornal Le Figaro.
Se o plebiscito fosse realizado, 45% declararam voto a favor de ficar na UE, enquanto 33% votariam para deixar o bloco.
Como no Reino Unido, as pessoas de renda mais alta tendem a ser a favor da UE, mas não houve na França uma divisão por idade como entre os britânicos, com a maioria dos jovens votando pela Europa e a maioria dos velhos contra.
A Frente Nacional, da França, e outros partidos de ultradireita do continente estão reivindicando a convocação de referendos sobre a UE na Áustria, Dinamarca, Itália e Suécia.
A França forma com a Alemanha o eixo central ao redor do qual foi construída a UE. Sem a França, o bloco se desintegraria, mas são prematuras as previsões apocalípticas de fim da UE, da qual o Reino Unido sempre foi um participante periférico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário