As primeiras investigações indicam que a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante está por trás do ataque ao Aeroporto Ataturk, em Istambul, afirmou hoje o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, noticiou a televisão árabe Al Jazira.
Em vez de dois terroristas suicidas, como informado inicialmente, o prefeito de Istambul, Vassip Sahin, disse que três homens-bomba participaram do atentado. O número de mortos também aumentou. Pelo menos 36 pessoas foram mortas e 147 saíram feridas no ataque.
Embora a Turquia enfrente grupos terroristas islâmicos, curdos e de esquerda, um ataque contra o setor de embarque internacional de um aeroporto tem as marcas do Estado Islâmico, com o objetivo de abalar o turismo no país, que caiu 50% nos últimos meses, depois de outros atentados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário