Um carro-bomba detonado perto de um ônibus da polícia no bairro histórico de Beyazit deixou 11 mortos e 36 feridos hoje de manhã em Istambul, a maior cidade da Turquia, informou o prefeito da cidade, Vasip Sahin.
Entre os mortos, sete eram policiais e quatro eram civis. O ataque foi no coração do centro historico, perto das principais atrações de Istambul, como a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia.
Dois atentados terroristas contra o centro histórico de Istambul foram atribuídos à milícia Estado Islâmico do Iraque e do Levante neste ano. Em janeiro, um atentado suicida matou 12 turistas alemães. Em 19 de março outro homem-bomba se detonou numa rua de comércio matando três turistas israelenses e um iraniano.
Há cerca de um ano, o presidente Recep Tayyip Erdogan reiniciou a guerra civil com a minoria curda, então os curdos também estão entre os suspeitos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário