Depois de uma batalha de cinco semanas, com o apoio aéreo dos Estados Unidos e aliados, o Exército do Iraque e milícias aliadas recapturaram hoje o último distrito da cidade de Faluja ainda em poder da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, noticiou a agência Reuters citando como fonte o comandante militar iraquiano.
Pelo menos 1,8 mil milicianos do Estado Islâmico foram mortos e outros fugiram, assim como 85 mil moradores de Faluja, sobrecarregando os campos de desalojados criados pelo governo. As Nações Unidas receberam denúncias de abusos cometidos contra civis por milícias xiitas.
O primeiro-ministro Haider al-Abadi declarou que a retomada de Faluja, que estava sob o controle do Estado Islâmico desde janeiro de 2014, abre caminho para a reconquista de Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, tomada pelos jihadistas há dois anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário