Os partidos da aliança Grande Polo Patriótico, inclusive o Partido Socialista Unido da Venezuela, vão pedir à Corte Suprema o afastamento do presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup, a dissolução do parlamento e a convocação de novas eleições, noticiou hoje o jornal venezuelano El Nacional.
A ação alega que Ramos Allup agiu de maneira antidemocrática e usurpou poderes do Ministério do Exterior.
Seis meses depois das eleições que deram maioria no parlamento à oposição pela primeira vez desde a ascensão de Hugo Chávez, em 1998, o principal objetivo da oposição, convocar um referendo para revogar o mandato do atual presidente, Nicolás Maduro, fica prejudicado.
Se o referendo for realizado ainda neste ano e Maduro for afastado, haverá nova eleição. Se for no próximo ano, o substituto será o vice-presidente. O chavismo continuaria no poder.
O líder da oposição, Henrique Capriles, derrotado nas duas eleições presidenciais, avisou o governo que, se houver novas eleições parlamentares, a oposição fará uma maioria ainda maior.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário