Enquanto condenava o atentado terrorista contra o jornal francês Charlie Hedo, em 9 de janeiro de 2015, o que governo da Arábia Saudita aplicava a primeira de 20 doses de 50 chibatadas em público, num total de mil, imposta ao blogueiro liberal Raif Badawi, além de dez anos de prisão e multa de US$ 250 mil.
Badawi foi condenado por difundir ideias liberais como a separação entre religião e Estado, e por criticar a elite política e religiosa saudita.
Os poucos artistas, satiristas e escritores que ousam desafiar seus governos e fanáticos religiosos no mundo árabe temem a cada um ataque no estilo do que fuzilou a redação do jornal francês Charlie Hebdo na semana passada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário