O Departamento da Defesa dos Estados Unidos vai enviar 400 soldados e oficiais para treinar os rebeldes da Síria alinhados com Washington, anunciou hoje o porta-voz do Pentágono, James Brindle. A autorização tem base em lei sancionada pelo presidente Barack Obama em dezembro de 2014 dentro da guerra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
Nas últimas semanas, houve notícias de dissolução do Exército da Síria Livre, que no início da guerra civil era a principal força rebelde não religiosa. Diante da impossibilidade de sustentar a luta contra a ditadura de Bachar Assad, parte de seus militantes teria se bandeado para os grupos jihadistas, o Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, ligada à rede terrorista Al Caeda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário