Seis dias depois da vitória da esquerda radical na Grécia, dezenas de milhares de pessoas participaram hoje de uma passeata em Madri contra as políticas de controle dos gastos públicos impostas pela União Europeia (UE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).
A manifestação foi convocada pelo novo partido Podemos, que lidera as pesquisas para as eleições parlamentares de dezembro de 2015. Por causa da popularidade crescente, está sendo comparado com a Coligação de Esquerda Radical (Syriza), grande vitoriosa nas eleições gregas.
O novo partido espanhol festejou a vitória da Syriza, atrelando seu futuro ao sucesso da esquerda radical grega e de seu primeiro-ministro, Alexis Tsipras. Ele quer renegociar a dívida pública da Grécia com desconto, recriar empregos públicos fechados, reajustar salários e aposentadorias.
Diante de uma Europa que insiste no respeito aos acordos firmados por governos anteriores, inclusive para não estimular o sucesso de partidos radicais Tsipras terá de buscar algum acordo para que a economia não entre em colapso.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário