O ministro do Exterior do Irã, Javad Zarif, cancelou uma viagem que faria a Riade, a capital da Arábia Saudita, anunciou hoje a Agência de Notícias República Islâmica citando como fonte um secretário-executivo do ministério. Zarif reconheceu que houve progresso nas relações entre as duas potências regionais, mas manifestou descontentamento com algumas atitudes sauditas.
A viagem foi suspensa depois que o ministro do Exterior saudita, príncipe Saud al-Faissal fez comentários sobre a guerra civil na Síria, onde o Irã apoia a ditadura de Bachar Assad e a Arábia Saudita aumentou a ajuda aos rebeldes que querem derrubá-la.
Há uma série de conflitos entre sunitas e xiitas no Oriente Médio, do Mar Mediterrâneo até além de Bagdá. O Irã, xiita, e a Arábia Saudita, sunita, estão por trás de vários grupos armados em luta. Uma reaproximação entre os dois países seria uma chave para pacificar o Oriente Médio, onde 100 mil pessoas foram mortas em guerras civis brutais no ano passado.
A visita de Zarif a Riade seria parte desse processo. O problema é que os sauditas acreditavam estar fazendo concessões demais e se sentem fragilizados pelo diálogo e a reaproximação entre os Estados Unidos e o Irã.
Para reafirmar sua posição, os sauditas reforçaram a ajuda aos rebeldes sírios. Teerã reagiu congelando o diálogo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário