Cerca de 10 mil pessoas marcharam hoje nas ruas de Saná em protesto contra a milícia huti, que tomou a capital do Iêmen em setembro e forçou anteontem a renúncia coletiva do governo. Testemunhas disseram que a multidão gritava palavras de ordem contra os sutis e a rede terrorista Al Caeda, reportou a agência Reuters.
Os milicianos hutis, apoiados pelo Irã, não impediram a manifestação. Os hutis são xiitas da corrente zaidita, que dominava o antigo Iêmen do Norte. Insatisfeitos desde a reunificação do país, aproveitaram a anarquia gerada pela queda do presidente Ali Abdullah Saleh durante a chamada Primavera Árabe, em 2011, para marchar sobre a capital. Eles exigem a divisão do poder, não se sabe ainda em que termos, mas seus milicianos devem ser integrados às forças de segurança.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário