A Polícia Internacional (Interpol) pediu formalmente à Rússia a extradição do ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich por corrupção, apropriação indébita e desvio de dinheiro público, diz uma nota publicada no sítio da instituição.
Yanukovich fugiu da Ucrânia para a Rússia em 22 de fevereiro de 2014 em meio a uma revolta popular e ao virtual colapso de seu governo.
O governo russo declarou ainda não ter recebido o pedido. Promete examina-lo à luz dos tratados internacionais e das leis da Rússia. É altamente improvável que extradite Yanukovich, uma peça importante na guerra civil fomentada pelo Kremlin no Leste da Ucrânia depois de anexar ilegalmente a região da Crimeia em 17 de março do ano passado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário