Um terrorista suicida explodiu hoje um veículo carregado de explosivos na estação rodoviária da cidade de Potiskum, no Nordeste da Nigéria. Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 35 saíram feridas.
Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado. As suspeitas recaem sobre a milícia extremista muçulmana Boko Haram, muito ativa na região, que está tentando expandir sua área de atuação depois de cometer atrocidades repugnantes, inclusive na vizinha República de Camarões.
O Exército do país suspeita que o grupo jihadista tenha sequestrado 60 camaroneses, inclusive muitas crianças. Várias pessoas teriam morrido no ataque, que partiu do Nordeste da Nigéria.
Na semana passada, foram reveladas as imagens da destruição da cidade nigeriana de Baga, perto da fronteira com o Chade, onde as casas foram incendiadas e cerca de mil pessoas assassinadas. Em abril de 2014, o Boko Haram, que luta contra a educação ocidental e pela imposição da lei islâmica na Nigéria, sequestrou 273 meninas de uma escola secundária. Mais de 200 ainda estão desaparecidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário