sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tailândia aprova impeachment de primeira-ministra deposta

O Parlamento da Tailândia aprovou hoje o impeachment da única mulher a governar o país até hoje. A ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra, deposta num golpe militar em maio de 2014, foi considerada culpada num escândalo multibilionário envolvendo subsídios à agricultura. A decisão a proíbe de participar da política por cinco anos.

"Hoje a democracia morreu na Tailândia e também o Estado de Direito", protestou a ex-primeira-ministra.

Nesta sexta-feira, a Procuradoria-Geral da Tailândia revelou que vai denunciar Yingluck criminalmente pelo mesmo motivo. Se for condenada, ela pode pegar até 10 anos de cadeia.

Ela é irmã do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que fugiu do país depois de ser deposto em 2006 em meio a acusações de corrupção. Há o temor agora de que o movimento das Camisas Vermelhas, que os apoia, marcha rumo à capital criando um novo impasse politico na Tailândia.

Com forte apoio nas zonas rurais do interior do país, a família Shinawatra tem ganho todas as eleições, apesar da rejeição da elite política e militar de Bangkok. A instabilidade política ameaça o desenvolvimento de uma economia que já foi uma das mais dinâmicas da Ásia.

Nenhum comentário: