sábado, 17 de janeiro de 2015

Batalha de Kobane já matou mais de 1,6 mil pessoas

Pelo menos 1.607 foram mortas nos últimos quatro meses na ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante contra a cidade curda de Kobane, no Norte da Síria, junto à fronteira com a Turquia, na maioria jihadistas, revelou hoje em Londres o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental de oposição que se tornou a principal fonte de informações sobre a contagem de mortos, feridos e refugiados na guerra civil síria.

Entre os mortos, 1.091 eram militantes do Estado Islâmico, inclusive 49 terroristas suicidas que se detonaram na cidade e em seus arredores. Outros 462 eram guerrilheiros das Unidades de Proteção do Povo Curdo, o braço armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão. Pelo menos 21 mortos eram de grupos rebeldes não religiosos que apoiaram os curdos na luta contra o EI.

Da população civil de Kobane, morreram 32 pessoas. Pelo menos 17 foram executados pelos jihadistas e quatro destes foram degolados. O Observatório Sírio acredita que possa haver muito mais mortos por causa do segredo imposto tanto pelo EI quanto pelos curdos nas áreas sob seu controle.

Com o apoio da Força Aérea dos Estados Unidos e seus aliados, os curdos retomaram a iniciativa do combate e dominariam hoje 80% de Kobane. Mas a batalha parece longe do fim.

Nenhum comentário: