A ditadura de Bachar Assad negou hoje estar construindo uma usina nuclear subterrânea para produzir armas atômicas, noticiou a Agência France Presse (AFP) citando como fonte a agência oficial da Síria. A alegação foi publicada pela revista alemã Der Siegel.
De acordo com as fontes de serviços secretos citadas anonimamente pela revista, a central atômica fica perto da cidade de Kussair e é defendida pela milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus), aliada de Assad na sangrenta guerra civil síria.
Em 6 de setembro de 2007, a Força Aérea de Israel bombardeou e destruiu uma instalação nuclear em Al-Kibar, na Síria, que receberia um reator nuclear de grafite com tecnologia da Coreia do Norte. O regime sírio nunca admitiu estar fazendo uma central atômica no local.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário