A ex-ministra das Relações Exteriores Kalinda Grabar Kitarovic foi eleita ontem presidente na Croácia no segundo turno, com 51% dos votos contra 49% para o atual presidente, o social-democrata Ivo Josipovic.
É a volta ao poder da direita nacionalista responsável pela independência do país, em 1991, consolidada quatro anos depois no Acordos de Dayton, nos Estados Unidos, que acabaram com as guerras da independência da Croácia e da Bósnia-Herzegovina.
Por causa dos crimes cometidos nessas guerras, alguns croatas foram processados pelo tribunal de crimes de guerra da ONU para a Antiga Iugoslávia, abrindo caminho para a oposição social-democrata, que levou o país à União Europeia, onde a Croácia entrou em 1º de julho de 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário