Com o apoio da Força Aérea, o Exército da Nigéria luta para reconquistar a cidade de Monguno, tomada ontem pela milícia extremista muçulmana Boko Haram, e mantém o controle sobre Maiduguri, capital do estado de Borno, no Nordeste do país, noticiou hoje a agência Reuters.
Pelo menos 15 soldados e 25 civis morreram nos combates de hoje em Mongono. Na vizinha cidade de Maiduguri, um repórter local contou que pelo menos 100 pessoas, a maioria militantes do Boko Haram, morreram ontem na batalha pelo controle da cidade. É a capital do estado onde nasceu o grupo terrorista nigeriano.
O governo da Nigéria declarou hoje que controla totalmente Maiduguri.
Diante do clima de guerra civil no Norte e Nordeste do país, as autoridades eleitorais reclamam das dificuldades para distribuir as cédulas e títulos de eleitor para a eleição presidencial do próximo dia 14 de fevereiro. Houve apelos para que a votação fosse adiada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário