Depois de perder a Batalha de Kobane, na Síria, a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante lançou ontem uma ofensiva na região curda de Kirkuk, no Norte do Iraque, e capturou alguns poços de extração de petróleo do campo de Cabás.
Em outros setores, os guerrilheiros curdos conseguiram repelir a ofensiva do Estado Islâmico.
Depois da vitória em Kobane, os curdos estariam articulando uma ofensiva com a cobertura aérea dos Estados Unidos e seus aliados para retomar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, tomada em junho de 2014, onde nos últimos dias os jihadistas estão queimando livros considerados heréticos na biblioteca pública local.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário