sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

EUA criam 252 mil empregos e desemprego cai para 5,6%

A economia dos Estados Unidos gerou 252 mil postos de trabalho a mais do que fechou em dezembro de 2014, revelou hoje o relatório mensal de emprego do Departamento do Trabalho.

O índice de desemprego, medido em outra pesquisa, caiu de 5,8% para 5,6%, a menor taxa desde junho de 2008, antes da Grande Depressão, noticiou o jornal digital The Huffington Post.

Nesta semana, as bolsas de valores americanas sofreram fortes quedas por causa do risco de baixo crescimento da economia mundial no momento em que a Europa, o Japão e a América Latina estão estagnados e a China crescendo menos. Mas o mercado de trabalho indica que a recuperação dos EUA é firme e estável. No ano passado, o número de desempregados há mais de seis meses caiu 27%.

Em busca de indicações sobre quando a Reserva Federal (Fed), o banco central dos EUA, vai voltar a aumentar as taxas de juros, os analistas observaram que a média dos salários pagos recuou 5%, sinal de que ainda não há pressão inflacionária vinda do mercado de trabalho.

A queda nos preços do petróleo diminui as despesas com gasolina e estimula a venda de carros, que cresceu 6% em 2014 e atingiu o maior nível desde 2006. Para 2015, a expectativa é de venda de 17 milhões de carros, um pouco menos do que o recorde de 17,3 milhões, registrado em 2000.

Nenhum comentário: