Numa competição entre milícias extremistas muçulmanas deflagrada pela ascensão do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, militantes da rede terrorista Al Caeda estão planejando uma série de grandes ataques na Europa e nos Estados Unidos, advertiu hoje o chefe do serviço secreto interno do Reino Unido (MI5), Andrew Parker, noticiou a agência Reuters.
As áreas de grande concentração de pessoas, como os sistemas de transporte, os centros comerciais e as atrações turísticas, são alvos em potencial, alertou Parker, diante dos atentados terroristas em Paris.
Os terroristas que massacraram 12 pessoas no jornal francês Charlie Hebdo declararam pertencer à rede terrorista Al Caeda no Iêmen, um dos principais alvos dos bombardeios de drones dos Estados Unidos Unidos. Saïd Kouachi, o irmão mais velho, ficou pelo menos seis meses no Iêmen, onde provavelmente recebeu treinamento para manusear armas de guerra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário