Os Estados Unidos vão convidar vários líderes mundiais para participar de uma conferência de cúpula contra o terrorismo na Casa Branca, em Washington, em 18 de fevereiro de 2015, noticia a agência Reuters.
Em Paris, onde mais de um milhão de pessoas marcham hoje pela democracia e a liberdade, em protesto contra os ataques que mataram 17 pessoas na semana, o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, defendeu a criação de um sistema de troca de informações na Europa sobre voluntários que lutam nas guerras do Oriente Médio.
A França tem a maior comunidade muçulmana da Europa, mais de 6 milhões de pessoas. Na Alemanha, são 4,9 milhões. No Reino Unido, mais de 3 milhões. Os serviços secretos suspeitam que pelo menos 5 mil europeus lutaram nas guerras do Oriente Médio. Ao voltar para a casa ainda mais brutalizados pelos horrores da guerra, esses jihadistas estão em situação privilegiada para se aproveitar das vulnerabilidades das sociedades democráticas que querem destruir.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário