A China levou uma plataforma de exploração de petróleo de volta a áreas do Mar do Sul da China, denunciou ontem o Ministério do Exterior do Vietnã, noticiou a agência Associated Press (AP).
De acordo com um porta-voz da chancelaria vietnamita, o regime comunista chinês instalou a plataforma perto do Golfo de Tonquim, onde as plataformas continentais dos dois países se sobrepõem. O Vietnã pediu oficialmente à China que não faça prospecção na área e retire a plataforma, que havia funcionado na região de maio a julho de 2014.
O protesto acontece na véspera de um Congresso do Partido Comunista do Vietnã que deve escolher os novos líderes do país. Há uma divisão interna entre os que defendem a aliança com a China e os que preferem uma aproximação com os Estados Unidos, o Japão e a Índia numa tentativa de neutralizar o crescente poderio militar chinês.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário