domingo, 7 de junho de 2015

Partido de Erdogan perde maioria absoluta na Turquia

Em um derrota pessoal do presidente Recep Tayyip Erdogan, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), islamita moderado, perdeu nas eleições deste domingo a maioria absoluta que tinha há 13 anos no Parlamento da Turquia , informou o jornal turco Hurriyet.

Mais de 53,7 milhões de eleitores foram às urnas. Depois de ser primeiro-ministro por três mandatos, Erdogan se elegeu presidente no ano passado. Precisa de uma maioria de dois terços para mudar a Constituição para aumentar os poderes do presidente.

Com mais de 99% das urnas apuradas, o partido do governo recebeu cerca de 40% dos votos. Isso o coloca bem à frente dos demais partidos. Mas a expectativa é que não eleja os 276 deputados necessários para ter maioria absoluta, o que lhe permitiria manter o poder dentro do atual regime parlamentarista. Deve chegar no máximo a 260.

Em segundo, ficou o Partido Popular Republicano, social-democrata e secularista, com cerca de 25% da votação total e pouco mais de 130 deputados.

O grande vitorioso foi o Partido Popular Democrático (HDP), representante da minoria curda, que ultrapassou a barreira de 10% para ter acesso ao Parlamento, elegeu 78 deputados e diminuiu consideravelmente a bancada governista.

No fim da campanha, um motorista de ônibus do partido curdo foi morto. Há dois dias, duas bombas explodiram num comício em Diarbakir, a maior cidade da região curda do Sudeste da Turquia, matando três pessoas.

Com o Parlamento dividido, será difícil formar um novo governo. O HDP rejeita qualquer possibilidade de aliança com o AKP.

Nenhum comentário: