terça-feira, 30 de junho de 2015

Agência de classificação de risco rebaixa crédito da Grécia

Diante do calote iminente de uma dívida de 1,55 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) com vencimento hoje, a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou ontem a nota de crédito da dívida pública da Grécia em mais um nível para CCC-.

"A decisão da Grécia de organizar um referendo sobre a proposta dos credores é um sinal suplementar de que o governo Tsipras privilegiará a política interna em detrimento da estabilidade econômica e financeira, e do pagamento da dívida", declarou em nota a S&P.

Para a agência, há "50% de risco de que a Grécia deixe a Zona do Euro" e dê um calote ainda maior nos credores públicos e privados. Desde os dois acordos de 2010 e 2012, a maioria da dívida pública da Grécia está em poder de governos e instituições intergovernamentais.

Depois do comício de ontem a favor do voto contrário à proposta dos credores no referendo de 5 de julho de 2015, posição defendida pelo governo radical de esquerda da Grécia, hoje há uma manifestação ainda maior em Atenas em defesa da permanência do país na união monetária europeia.

Nenhum comentário: