segunda-feira, 19 de junho de 2006

Bush ameaça Irã e Coréia do Norte

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, advertiu hoje que a Coréia do Norte sofrerá sérias conseqüências se testar um míssil de longo alcance que seria capaz de atingir o território americano. De acordo com imagens captadas por satélites americanos, os norte-coreanos já abasteceram o míssil Taopodong-2 com combustível, último passo antes do lançamento.

Quanto ao Irã, Bush alertou que o país precisa suspender o enriquecimento de urânio para iniciar negociações com base num conjunto de propostas apresentadas pelas cinco potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) e a Alemanha. O Irã só admite negociar sem precondições.

A Coréia do Norte também pode sofrer sanções da ONU. O Japão, a Coréia do Sul e a Austrália também advertiram o regime comunista norte-coreano a não testar o míssil.

Os dois países foram citados como parte de um "eixo do mal" junto com o Iraque no discurso sobre o Estado da União de Bush no final de janeiro de 2002, quando ele começou a preparar a invasão do Iraque, lançada em março de 2003.

Nenhum comentário: