terça-feira, 20 de junho de 2006

Americanos desaparecidos são encontrados mortos no Iraque

Os dois soldados dos Estados Unidos desaparecidos desde sábado foram encontrados mortos hoje. Eles estavam sumidos desde sexta-feira, quando rebeldes atacaram um posto de controle à margem do Rio Eufrates, 12 quilômetros ao sul da capital iraquiana, e teriam sido vítimas da vingança da rede terrorista Al Caeda pela morte de seu líder non Iraque, Abu Mussab al Zarkawi, em 7 de junho.

"Com a bênção de Deus todo-poderoso, Abu Hamza al-Muhajer, sucessor de Zarkawi, aplicou o veredito do tribunal islâmico", declarou o Conselho Consultivo dos Mujahedins (guerreiros muçulmanos) no Iraque, representante da rede Al Caeda.

O comando militar americano disse que eles foram torturados e mortos "barbaramente". Al Muhajer foi identificado pelos EUA na semana passada como o egípcio Abu Ayub al-Masri, aliado de Zarkawi..

Num sinal de que a violência no país ocupado desde 2003 pelos EUA está longe de ser controlada, pelo menos 18 pessoas foram mortas nesta terça-feira.

No Japão, o primeiro-ministro Junichiro Koizumi anuncou a retirada dos 600 soldados japoneses que estão no Iraque desde 2004 colaborando com a reconstrução do país, sem entrar em combate.

Nenhum comentário: