terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Duas explosões matam 32 pessoas em Homs

Pelo menos 32 pessoas morreram e 90 saíram feridas de duas explosões de bombas ontem na cidade de Homs, na Síria, noticiou a agência Reuters citando como fonte a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos, com sede em Londres.

Uma explosão foi de carro-bomba e a outra de um terrorista suicida, ambas no bairro de Zahra, próximo ao centro da terceira maior cidade síria, considerada o berço da revolução que degenerou em uma guerra civil. Desde 15 de março de 2011, mais de 250 mil pessoas foram mortas na Síria.

Foi o segundo grande incidente depois de um cessar-fogo em vigor desde o início de dezembro que permitiu a saída de 700 rebeldes e seus familiares para que a ditadura de Bachar Assad retomasse o controle total de Homs.

O primeiro foi em 12 de dezembro, quando duas explosões mataram 16 pessoas, em atentados reivindicados pela milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Essas tréguas locais são a estratégia das Nações Unidas para acabar com a guerra civil na Síria. Em janeiro, devem começar negociações entre o regime e alguns grupos rebeldes, mas não o Estado Islâmico nem a Frente para a Vitória (Jabhat al-Nusra), o braço da rede terrorista Al Caeda no conflito.

Sob pressão dos EUA, a Arábia Saudita formou uma coalizão antiterrorismo que poderia articular uma força terrestre para desalojar o Estado Islâmico das regiões que ocupa na Síria.

Nenhum comentário: