O governo do Japão aprovou hoje um orçamento de US$ 800 bilhões, com um recorde de US$ 42 bilhões destinados à defesa nacional, uma alta de 1,5% em relação a 2015, informou o jornal Japan Times.
Foi o quarto aumento anual do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, que está preocupado com o crescente poderio militar da China. O dinheiro será destinado à compra de aviões de caça F-35, aviões espiões, construção de submarinos, desenvolvimento de mísseis e fabricação de um submarino.
Ao assumir um papel maior na segurança regional, em alianças com a Índia e o Vietnã, o Japão corre o risco de novos atritos com a China, além da disputa territorial das lhas Senkaku, que os chineses chamam de Diaoyu.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário