segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Japão promete indenizar escravas sexuais da Segunda Guerra Mundial

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu perdão hoje à Coreia do Sul pela escravidão sexual de mulheres coreanas durante a Segunda Guerra Mundial e prometeu uma indenização de 1 bilhão de ienes (US$ 8,3 milhões ou R$ 32 milhões), noticiou o jornal americano The Wall Street Journal.

As chamadas mulheres de conforto, que confortavam os soldados japoneses, já receberam compensações de doações privadas feitas por japoneses, mas o governo sul-coreano sempre cobrou uma indenização governamental.

Restam hoje 46 escravas sexuais sobreviventes. Só uma aceitou o acordo, descrito pelo Conselho Coreano para Mulheres Forçadas à Escravidão Sexual como uma "humilhação diplomática".

Neste mês, os dois países celebraram 50 anos do reatamento de relações diplomáticas. O Japão invadiu a Coreia em 1910. No fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Sul foi ocupado pelos Estados Unidos e o Norte pela União Soviética, dando origem à divisão do país e à fundação da Coreia do Norte e da Coreia do Sul em 1948.

Os EUA estimulam a melhoria das relações bilaterais entre o Japão e a Coreia do Sul como forma de conter o crescente poderio chinês. A China é a maior parceira comercial da Coreia do Sul e a única aliada do regime comunista da Coreia do Norte.

Nenhum comentário: