Sob o impacto dos atentados terroristas em Paris, a neofascista Frente Nacional venceu o primeiro turno das eleições regionais francesas. Com um discurso anti-imigrantes e antimuçulmanos 27,7% dos votos, sai na frente em seis das 13 regiões da França metropolitana, informa o jornal Le Monde. O segundo turno será realizado no próximo domingo.
"Somos o maior partido da França", vangloriou-se a líder da extrema direita, Marine Le Pen, de olho nas eleições presidenciais de 2017.
Os Republicanos, o partido de centro-direita liderado pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, teve cerca de 27,3% dos votos e ganhou em quatro regiões.
Depois do atentado contra o jornal Charlie Hebdo em janeiro e da onda de terror de 13 de novembro na capital francesa, o Partido Socialista do presidente François Hollande sofreu com o desgaste e o menor comparecimento às urnas de seus eleitores. Deve ter 23% do total. Vence em três regiões.
O secretário-geral do PS, Jean-Christophe Cambadélis, já anunciou a retirada das listas do partido no segundo turno nas regiões de Norte-Passo de Calais-Picardia, Alsácia-Champanhe-Ardenas-Lorena e Provença-Alpes-Costa Azul para evitar que a FN assuma o controle do governo destas regiões. Na primeira, a lista da FN é encabeçada pela própria líder da ultradireita, Marine Le Pen; na segunda, à sua sobrinha Marion Maréchal-Le Pen.
É uma decisão unilateral dos socialistas. O ex-presidente Sarkozy rejeitou a formação de uma frente republicana contra a FN.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
domingo, 6 de dezembro de 2015
Ultradireita avança nas eleições regionais na França
Marcadores:
Eleições Regionais,
França,
Frente Nacional,
Jean-Christophe Cambadélis,
Marine Le Pen,
Marion Maréchal-Le Pen,
Nicolas Sarkozy,
Os Republicanos,
PS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário