Deputados dos dois parlamentos rivais da Líbia, sediados em Trípoli e em Tobruk, assinaram hoje um acordo de paz negociado pelas Nações Unidas, reportou a agência Reuters.
As potências ocidentais apostam no acordo para acabar com a anarquia em vigor desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em agosto de 2011, mas há sérias dúvidas. Anteontem, em entrevista coletiva em Malta, os presidentes dos dois parlamentos pediram o adiamento da assinatura.
O acordo é resultado de mais de um ano de negociações para restaurar a estabilidade depois que a aliança de milícias islamitas Amanhecer da Líbia tomou o controle da capital líbia, Trípoli, forçando o governo reconhecido internacionalmente a se reinstalar em Tobruk.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário