sábado, 12 de dezembro de 2015

Oposições sírias formam equipe para negociar a paz

Apesar das divergências, várias facções que lutam contra a ditadura de Bachar Assad, reunidas em Riade, na Arábia Saudita, conseguiram formar uma equipe para participar das negociações para acabar com a guerra civil na Síria, a serem iniciadas em 1º de janeiro de 2016 com o patrocínio dos Estados Unidos, da Rússia e das Nações Unidas.

Fazem parte do grupo representantes de facções rebeldes importantes como o Exército da Síria Livre, apoiado pelo Ocidente; e grupos radicais islâmicos como Ahrar al-Sham (Movimento Islâmico dos Homens Livres do Levante) e Jaish al-Islam (Exército do Islã).

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante, a Jabhat al-Nusra (Frente da Vitória), braço da rede terrorista al Caeda na guerra civil da Síria e as Forças Democráticas Sírias, que incluem assírios, turcomanos e outras minorias, foram excluídas da reunião na Arábia Saudita.

Em Genebra, na Suíça, o Palácio das Nações, a sede da ONU na Europa, está sob forte vigilância e a cidade inteira em estado de alerta. Uma célula do Estado Islâmico estaria planejando atentados na cidade, onde o secretário de Estado americano, John Kerry, o ministro do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov, e um representante da ONU se encontrariam ontem para preparar as negociações de paz.

A reunião entre EUA, Rússia e ONU foi transferida para local não revelado por razões de segurança

Nenhum comentário: