O emirado do Kuwait vai enviar tropas à Arábia Saudita para ajudar este país a se defender de ataques através da fronteira de rebeldes hutis do Iêmen, informou hoje a agência Reuters citando como fonte o jornal kuwaitiano Al-Qabas. O governo ainda não confirmou a notícia.
Desde 25 de março de 2015, uma coalizão liderada pelos sauditas intervém militarmente na guerra civil do Iêmen em apoio ao presidente deposta Abed Rabbo Mansur Hadi. Até agora, o Kuwait tinha participado apenas dos bombardeios aéreos, enquanto o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos já enviaram forças terrestres.
A coalizão tenta retomar a capital do Iêmen, Saná, ocupada pelos rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, desde setembro de 2014, e a região montanhosa do Norte do país.
É mais uma guerra civil brutal no Oriente Médio, ofuscada pelas situações muito mais graves na Síria e no Iraque, e mais um conflito entre sunitas e xiitas que se insere na disputa pelo poder regional entre Arábia Saudita e Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário