As autoridades da Argélia anunciaram hoje ter frustrado uma conspiração terrorista para explodir uma bomba durante um show de música popular na província de Anaba, noticiou a televisão saudita Al Arabiya.
Vários suspeitos foram presos por planejar o ataque contra o show de Cheb Khaled marcado para hoje.
A Argélia foi um dos primeiros países a enfrentar uma insurreição jihadista, a partir de 1992, quando o governo anulou as eleições parlamentares que seriam vencidas pela Frente Islâmica de Salvação (FIS). A guerra civil durou dez anos e matou mais de cem mil pessoas.
Embora o governo ainda lute contra jihadistas, houve grandes avanços na segurança das fronteiras e das grandes cidades, especialmente depois do ataque contra o campo de gás de Amenas, em 2013, quando 32 rebeldes e 38 reféns, inclusive trabalhadores estrangeiros, foram mortos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário