quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ataque em San Bernardino foi ato terrorista

O ataque contra uma festa de fim de ano realizada num centro de assistência social em San Bernardino, na Califórnia, onde 14 pessoas foram mortas e outras 21 feridas, está sendo considerado uma ação terrorista.

A polícia local revelou que o casal de atiradores disparou 76 vezes. Os policiais deram 380 tiros na perseguição aos dois. Eles tinham armado uma bomba e, na casa deles, a polícia encontrou cartuchos de munição, 12 bombas de fabricação caseira, muita munição e material para fazer muito mais bombas.

O principal acusado, Syed Farook, teria abandonado a festa irritado e voltado com a mulher, ambos armados com fuzis de guerra, pistolas e talvez bombas. Depois da matança, eles fugiram num veículo utilitário esportivo. Foram perseguidos e mortos.

Farook teria se radicalizado nos últimos anos, tornando-se um extremista muçulmano, e comprado as armas de guerra para realizar o atentado. Ele teria conhecido sua mulher, Tashfeen Malik, durante uma viagem recente à Arábia Saudita.

Em 2013, ele participou da peregrinação anual a Meca, o que todo muçulmano deve fazer pelo menos uma vez na vida se tiver saúde e condições financeiras para isso.

2 comentários:

Ana Deiro. disse...

Pois é, a guerra chegou para valer. Que horror. São de fato Invasões bárbaras. Embora todos atentados tendo como alvo civis sejam covardes, escolher um centro de tratamento de deficientes físicos como alvo é de uma covardia indescritível. Morte para o EI e todos os radicais fanáticos!

Nelson Franco Jobim disse...

Parece uma mistura de briga no ambiente de trabalho e extremismo muçulmano. Os caras tinham um arsenal em casa. O marido aparentemente brigou na festa de fim de ano do escritório, foi em casa, pegou as armas e a mulher e eles mataram 14 e feriram outras 17 pessoas. É um caso de inimigo interno.