O Afeganistão e o Paquistão concordaram em realizar uma reunião quadripartite com os Estados Unidos e a China para traçar um roteiro para a paz no Afeganistão, informou ontem a rádio Voz da Alemanha citando como fonte um porta-voz militar paquistanês.
A reunião foi acertada há dois dias num encontro do comandante do Exército do Paquistão, general Rahil Sharif, com o presidente do Afeganistão, Achraf Ghani, e o primeiro-ministro afegão, Abdullah Abdullah. O objetivo é reiniciar as negociações de paz com a Milícia dos Talebã (Estudantes).
O primeiro encontro quadripartite foi realizado em 9 de dezembro. A China confirmou sua participação no processo.
Em 26 de dezembro, o Parlamento do Afeganistão rejeitou a mediação da Rússia nas negociações de paz com os Talebã. A milícia voltou a mostrar força durante o verão no Hemisfério Norte e ocupa hoje mais territórios do que em qualquer momento desde que a invasão americana de outubro de 2001 a tirou do poder.
A luta interna pela liderança depois do anúncio da morte de seu líder e fundador, o mulá Mohamed Omar, dificulta o processo de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário