A Rússia está fazendo uma operação de limpeza étnica no Norte da Síria, acusou hoje o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, dando a entender que se trata de uma retaliação pelo abate de um avião de guerra russo pela Turquia em 24 de novembro de 2015.
Em entrevista coletiva em inglês à imprensa internacional em Istambul, Davutoglu afirmou que a Rússia está usando seu poderio aéreo para expulsar as populações sunitas e turcomenas da província de Lataquia, um dos principais redutos da ditadura de Bachar Assad.
Num sinal da deterioração das relações bilaterais, o chefe de governo turco acusou Moscou de ajudar indiretamente o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, praticamente devolvendo a alegação do presidente russo, Vladimir Putin, de que a Turquia apoia o EI, comprando petróleo do grupo terrorista, além de servir de país de trânsito para voluntários internacionais entrarem na Síria e no Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário