quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Atiradores matam 14 pessoas na Califórnia

Duas pessoas armadas com fuzis de assalto estão sendo caçadas na Califórnia depois de matarem pelo menos 14 pessoas em San Bernardino. Outras 17 vítimas foram hospitalizadas. O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, não afastou a hipótese de terrorismo.

Os atiradores estavam mascarados, carregavam fuzis e talvez usassem coletes a prova de bala. Não tinham armas de cano curto. Eles atacaram um centro de serviços sociais durante uma festa de fim de ano de funcionários do governo local. O primeiro alerta foi dado às onze da manhã a 100 quilômetros a leste de Los Angeles (17h em Brasília).

Às 2h40 da tarde, houve um alerta de bomba no Centro Médico da Universidade de Loma Linda, para onde foram levados vários feridos. As aulas foram suspensas e todos os prédios e lojas da área foram fechadas.

Os suspeitos fugiram num veículo utilitário esportivo preto que começou a ser perseguido pela polícia às 15h (21h em Brasília). Um homem e uma mulher foram mortos na fuga. O atirador foi identificado como Syed Farook, de 28 anos, e sua companheira como Tashfeen Malik, de 27 anos.

Horas depois, o jornal Los Angeles Times informou que o massacre deve ter sido provocado por uma briga dentro da festa. Um homem contrariado teria voltado armado com a mulher para se vingar. As causas do conflito não foram reveladas.

Essa foi a 355ª matança com quatro mortes ou mais neste ano nos EUA. O presidente Barack Obama lembrou que terroristas estrangeiros podem aproveitar a facilidade para comprar armas no Paris para cometer atentados semelhantes aos de Paris.

Nenhum comentário: