No melhor desempenho em décadas, as exportações de petróleo do Iraque atingiram a média de 3,37 milhões de barris por dia em novembro de 2015, um grande avanço em relação à média de 2,7 milhões registrada em outubro, informou a agência de notícias Reuters.
Em dezembro, Companhia de Petróleo do Sul, uma estatal, espera uma queda em dezembro, observando que os números de novembro foram inflados por um estoque maior de petróleo que não pôde ser exportado em outubro por causa do clima inclemente.
Com o resultado do Iraque acima da expectativa, a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) subiu de 31,64 milhões de barris por dia em outubro para 31,77 milhões de barris por dia em novembro.
A próxima reunião do cartel dos países exportadores de petróleo está marcada para 4 de dezembro. Apesar da queda de preços no último ano e meio, não se espera uma mudança de políticas para pressionar por uma alta de preços.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário