Uma trégua entrou em vigor ao meio-dia de hoje na guerra civil do Iêmen, anunciou um porta-voz da aliança sunita liderada pela Arábia Saudita, que enfrenta os rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, noticiou a agência Reuters citando como fonte a imprensa saudita.
O cessar-fogo deveria durar até 21 de dezembro, mas já há relatos de violações com 15 mortes. A trégua coincide com o reinício das negociações de paz mediadas pelas Nações Unidas.
A guerra civil do Iêmen entrou num impasse. Desde setembro de 2014, os rebeldes ocupam a capital, Saná. Em fevereiro, o presidente Abed Rabbo Mansur Hadi fugiu para a Arábia Saudita, onde pediu ajuda para retomar o poder.
Desde 25 de março, uma aliança militar liderada pelos sauditas bombardeia os rebeldes hutis, que não conseguiram dominar todo o país historicamente dividido entre Norte e Sul, e unificado em 1990.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário