Os líderes dos dois Parlamentos rivais da Líbia se encontraram hoje e rejeitaram um plano de paz feito pelas Nações Unidas, um dia antes da esperada assinatura do acordo por líderes moderados, noticiou a agência Reuters.
A proposta da ONU inclui um cessar-fogo e a formação de um governo de união nacional. Não foi esclarecido se a cerimônia de assinatura será realizada. Dentro da Líbia, o plano é questionado sob a acusação de que a ONU não é neutra.
Em 31 de março de 2011, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou o uso da força para impedir que o ditador Muamar Kadafi massacre seu próprio povo em meio a uma revolta deflagrada pela chamada Primavera Árabe.
Desde a queda e morte de Kadafi, naquele ano, as milícias que o derrubaram disputam o poder. A Líbia vive em estado de anarquia e recentemente houve infiltração no país do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário