A aliança oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD) elegeu 112 deputados e terá uma supermaioria de dois terços na futura Assembleia Nacional da Venezuela, de 167 deputados, a ser empossada em 5 de janeiro, anunciou hoje o jornal El Nacional.
Ontem à noite, a Comissão Nacional Eleitoral revelou que as oposições tinham eleito 110 deputados faltando ainda definir as duas últimas cadeiras. A expectativa é que divulgue o resultado final da apuração ainda hoje.
Uma supermaioria de dois terços acaba com o monopólio de poder do Partido Socialista Unido da Venezuela. A ser confirmada a notícia, a oposição terá condições de reformar a Constituição, mudar a composição do Tribunal Supremo de Justiça, dominado pelo regime chavista, e convocar um referendo para revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
Oposição venezuelana conseguiu supermaioria parlamentar, diz jornal
Marcadores:
Assembleia Nacional,
Constituição,
Nicolás Maduro,
Partido Socialista Unido da Venezuela,
regime chavista,
supermaioria,
Tribunal Supremo de Justiça,
Venezuela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário