Sob pressão da queda nos preços do petróleo e das sanções por causa da intervenção militar na Ucrânia, a economia da Rússia encolheu 3,8% de janeiro a novembro de 2015 e 4% nos últimos 12 meses, revelou ontem o Ministério do Desenvolvimento Econômico.
Na comparação anual, o saldo comercial caiu 36,8% em novembro para US$ 8,5 bilhões, enquanto as exportações baixaram 31,2%.
Em entrevista à agência de notícias Interfax, o ex-ministro das Finanças Alexei Kudrin declarou que a economia russa ainda não chegou ao fundo do poço, em parte por falta de medidas governamentais efetivas.
Entre as grandes economias do mundo, a Rússia é a única que termina o ano com indicadores piores do que os do Brasil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário