terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Oposição soma 110 deputados na Assembleia Nacional da Venezuela

Em uma atualização dos resultados das eleições parlamentares de domingo, a Comissão Nacional Eleitoral da Venezuela anunciou que a aliança oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD) elegeu 107 deputados, o regime chavista 55 e a rede indígena três, noticiou o jornal El Nacional. Faltando definir duas cadeiras, a oposição soma 110 deputados, dois a menos do que a supermaioria de dois terços da Assembleia Nacional.

Com dois terços, a oposição teria poderes reais para reformar a Constituição, mudar a composição da Corte Suprema, fiel ao regime, e convocar um referendo para revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro. Seria o fim da "revolução bolivarista" iniciada com a vitória do coronel Hugo Chávez na eleição presidencial de 1998.

O presidente prometeu respeitar o resultado das urnas, que atribuiu a um "momento passageiro" causado pela "guerra econômica". Continua fugindo de sua responsabilidade. Maduro convocou 980 delegados do Partido Socialista Unido da Venezuela para uma reunião de avaliação nos próximos dias no Palácio de Miraflores.

Nenhum comentário: