Em mais um passo decisivo rumo à paz, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) chegaram a um acordo nas negociações de Havana sobre reparações às vítimas da guerra civil iniciada em 1964, revelou um negociador da guerrilha.
As negociações agora devem se concentrar na última questão em pauta, o desarmamento dos rebeldes. Um acordo definitivo deve ser anunciado em março de 2016.
Mesmo que os rebeldes deponham as armas, a julgar por processos de paz anteriores, por exemplo, na América Central, a tendência é que muitos ex-guerrilheiros não se reintegrem à vida civil, passando a fazer parte de grupos do crime organizados envolvidos no contrabando, tráfico de drogas e tráfico de armas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário