Em visita a Ramadi, a capital da província de Ambar libertada ontem, o primeiro-ministro Heidar al-Abadi prometeu expulsar do Iraque em 2016 a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, noticiou a Agência France Presse (AFP).
Seu próximo objetivo é reconquistar Mossul, tomada pelo Estado Islâmico em 10 de junho de 2014. Mas analistas estratégicos advertem que ainda há muitos obstáculos no caminho.
É prematuro esperar que Mossul possa cair como Tikrit, Sinjar e Ramadi, três cidades iraquianas de onde o Estado Islâmico foi expulso. Mossul, de onde nasceu a palavra muçulmano, é a segunda maior cidade do Iraque e a maior em poder da milícia jihadista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário