sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Parlamento da Alemanha aprova guerra contra Estado Islâmico

Por 446 a 146 votos, com sete abstenções, a Câmara Federal da Alemanha aprovou hoje a adesão à aliança de mais de 65 países liderada pelos Estados Unidos na guerra contra a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, reportou a rádio estatal Voz da Alemanha.

É mais um gesto de solidariedade com a vizinha e aliada França depois dos atentados em Paris. Não é uma missão de combate. A Alemanha deve enviar ao Oriente Médio 1,2 mil soldados, uma fragata, seis aviões Tornado de reconhecimento e um avião para reabastecimento no ar.

Os militares alemães não devem entrar diretamente em combate, mas assessorar outras forças. A fragata vai ajudar a proteger o grupo naval liderado pelo porta-aviões francês Charles de Gaulle.

Como a grande aliança liderada pela chanceler (primeira-ministra) conservadora Angela Merkel detém 80% das cadeiras da Câmara, os 146 votos contrários indicam que deputados governistas votaram contra a guerra.

"Os alemães podem estar certos de que o envio da missão à Síria não viola o direito internacional nem a Constituição", assegurou o ministro da Justiça, Heiko Maas. "Temos de parar esse bando assassino de terroristas. Isso não será alcançado somente com uma ação militar, mas também não será alcançado sem uma."

Sob intensa pressão dos bombardeios das grandes potências mundiais nos campos de batalha do Oriente Médio, o Estado Islâmico está perdendo territórios, mas isso torna ainda mais provável a realização de atentados terroristas contra alvos dessas potências.

Nenhum comentário: