Como parte de um pacto de defesa contra "inimigos comuns", a Turquia vai instalar no emirado árabe do Catar sua primeira base militar no exterior, anunciou o embaixador turco no país, citado pela agência Reuters.
Cerca de 3 mil soldados, unidades aéreas e navais serão estacionados na base, acrescentou o diplomata. É mais um passo importante para a Turquia se tornar uma potência regional do Oriente Médio.
A Turquia e o Catar têm posições comuns em várias questões. Ambos apoiam a Irmandade Muçulmana no Egito, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), na Palestina, e os mesmos grupos rebeldes islamitas na guerra civil síria. Também condenaram a intervenção militar da Rússia na Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário