segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Metade das árvores da Amazônia corre risco de extinção

Uma em cada duas espécies de árvores da Floresta Amazônica está ameaçada de desaparecer, adverte o consórcio internacional Rede de Diversidade das Árvores da Amazônia, do qual fazem parte 160 cientistas e o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento, um órgão público da França.

De acordo com diferentes previsões sobre o desmatamento da Amazônia, de 36% a 57% das espécies de árvores da floresta correm perigo, cerca de 8,7 mil das 15 mil espécies registradas num primeiro inventário sobre a vida na Bacia Amazônica, publicado há dois anos. Entre elas, está a imponente castanheira.

Se essa mesma proporção de espécies ameaçadas for projetada para a escala planetária, são cerca de 40 mil espécies de árvores tropicais e 22% das espécies vegetais do planetas ameaçadas.

Os pesquisadores estimam que 20% da Floresta Amazônica foram destruídos desde 1970. Até 2050, a maior floresta tropical do planeta pode perder mais 30%.

A expectativa é que seja possível preservar a Amazônia em parques nacionais e reservas indígenas, mas é uma floresta tropical úmida assentada sobre um solo pobre. Se o desmatamento diminuir a massa de umidade que a floresta produz, talvez não possível sustentar a vida com a mesma exuberância.

Sem umidade abundante, a vegetação rasteira pode secar tornando-se combustível para incêndios florestais.

Nenhum comentário: