O Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica no Irã, aiatolá Ali Khamenei, quem manda de fato no país, foi submetido "com sucesso" a uma cirurgia da próstata, anunciou hoje a Agência de Notícias República Islâmica (IRNA, do inglês).
"Não há com que se preocupar", declarou Khamenei antes de se internar. "Não quero dizer que orações não sejam bem-vindas, mas é uma cirurgia normal."
Khamenei, de 75 anos, está no poder há 25 anos, desde que sucedeu o aiatolá Ruhollah Khomeini, líder da revolução islâmica, falecido em 1989. Seu câncer deflagra um debate censurado sobre a sucessão e alimenta a luta interna pelo poder na ditadura teocrática do Irã.
Apesar da divergência histórica com os Estados Unidos, descrito pelos aiatolá iranianos como o "Grande Satã", Khamenei autorizou dias atrás a coordenação de forças iranianas e americanas no combate à milícia extremista muçulmana sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário